Professora de cursinho em SP sugere cinco temas para a redação do Enem 2014

Crise hídrica, participação do jovem na política e mobilidade urbana são algumas das hipóteses.

Faltando menos de uma semana para a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vestibular Brasil Escola conversou com a professora de redação do Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, Ednir Melo Barbosa, sobre os possíveis temas da prova dissertativa do maior exame educacional do país. 


Segundo Ednir, a redação do Enem geralmente cobra temas cotidianos, sociais e problemas encontrados na sociedade que precisam de solução prática. Neste sentido, cinco hipóteses estão sendo trabalhadas pela profissional no pré-vestibular. São elas:
1. Crise Hídrica
2. Participação do jovem na política (nas manifestações e como eleitor)
3. Destino do lixo e reciclagem
4. Problema energético, energias alternativas
5. Mobilidade urbana
O último assunto, inclusive, foi cobrado na prova de redação da 1ª fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em outros processos seletivos importantes do país, contudo, ainda não apareceu no Enem. A professora ressalta que a proposta de intervenção tem que ser positiva, prática, viável e concreta.
“Se for propor algum investimento, por exemplo, o participante tem que mostrar como conseguir recursos e pôr em prática a proposta”, destaca Ednir. Além disso, os participantes precisam tomar cuidado para não ferir os Direitos Humanos nos seus argumentos e ter sua prova zerada. 


A Redação
A prova de Redação será aplicada no dia 9 de novembro, junto às 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática. Neste dia, a seleção acontece das 13h às 18h30. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 30. 


Eles serão avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente. Uma nota entre zero e 200 é atribuída, por cada um deles, para as cinco competências. Se houver uma diferença significativa de 100 pontos entre as duas notas ou de 80 por competência, o texto produzido é encaminhado para um terceiro corretor. Se a discrepância persistir, ele é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. No ano passado, o tema foi os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. 
Por Wanja Borges

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/enem/confira-os-possiveis-temas-prova-redacao-enem-2014/328911.html

Comentários