Enem 2014: estão preparados?

Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 8,7 milhões de pessoas participarão da maior prova do Brasil para conseguir uma vaga no ensino superior, seja através de cursos gratuitos, bolsas ou financiamentos, uma bolsa para estudar no exterior, certificado de conclusão do ensino médio ou simplesmente para treinar e avaliar seus conhecimentos. 
De acordo com o balanço do Enem 2014, quase 5 milhões de inscritos já concluíram o ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram podem usar as notas do Enem para conseguir um certificado de conclusão do ensino médio. Quem concluiu ou concluirá no final desse ano pode usar o desempenho no Enem para entrar no ensino superior público através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou vestibulares que usam a nota do Enem. No caso das instituições particulares, existem as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os participantes que já estão no ensino superior podem usar a pontuação no Enem para conseguir uma bolsa de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.


Provas serão dias 8 e 9 de novembro

Dicas
Apesar do pouco tempo para as provas, ainda é possível se preparar. Desde junho, o Brasil Escola está publicando dicas para o Enem 2014. Além disso, os participantes podem fazer o Simulado do Enem, baixar as provas anteriores e conferir a correção comentada dos exames já realizados.
Provas
As provas do Enem seguem o mesmo formato desde a edição de 2009. No primeiro dia, os participantes respondem 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). No segundo dia o caderno de provas possui uma proposta de redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática). 
Local das provas
O local das provas do Enem 2014 consta no Cartão de Confirmação de Inscrição que será entregue pelos Correios nos próximos dias. Esse cartão também estará disponível pela internet. Nele também será possível consultar o número de inscrição do Enem, a indicação dos atendimentos diferenciados, a opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do ensino médio. O local de prova não pode mais ser alterado!
Horários
As provas do dia 8 de novembro serão realizadas das 13h às 17h30, enquanto as do dia 9, das 13h às 18h30, horário de Brasília. Os participantes devem ficar atentos ao horário de verão, que começa no dia 19 de outubro. O MEC recomenda visitar o local da prova antes, para evitar contratempos. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h. 
O que levar
Nos dias das provas, os participantes precisam levar um documento de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic). O edital do Enem não diz nada sobre levar alimentos e bebidas, mas é possível levar água em recipiente transparente e barras de chocolate e cereais.
Os documentos de identidade aceitos são: RG; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado Reservista ou de Dispensa; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação.
Se o documento de identidade tiver sido roubado, o participante deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Nesse caso, será feita uma identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. 
O que não levar
No Enem não é permitido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Esses objetivos deverão ser armazenados no porta-objetos com lacre fornecido e mantidos sob a cadeira. 
Celular
Os participantes podem levar celular, mas ele deverá permanecer desligado e dentro do porta-objetos. Não é permitido usá-lo nem dentro do prédio de prova. Quem tirar foto dentro da sala de prova e divulgar nas redes sociais será identificado e excluído do Enem.
Cartão de respostas
Os participantes devem ficar atentos ao preenchimento do cartão-resposta, para não ter sua prova anulada. As alternativas corretas devem ser marcadas com caneta de tinta preta. Se o participante marcar duas alternativas, a questão será anulada. É necessário também marcar a cor do caderno de prova e escrever a frase solicitada. A prova é zerada se o participante não marcar a cor e não escrever a frase.

Fonte:  http://vestibular.brasilescola.com/blog/enem-2014-estao-preparados.htm

Comentários