Enem é tema de programa de rádio com presidenta

No Café com a Presidenta desta segunda-feira, 12, a presidenta da República, Dilma Rousseff, falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que abriu as inscrições. "O Enem é importantíssimo para todos os jovens brasileiros que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Ele abre, de forma democrática e baseado no mérito do estudante, muitas portas de acesso ao ensino técnico e ao ensino superior", afirmou a presidenta. A nota do exame é usada para acesso aos ensinos superior e técnico, às bolsas de graduação em universidades privadas e de intercâmbio e além de ser requisito para o financiamento estudantil.
A presidenta destacou que os jovens aderiram ao Enem como forma de acesso à formação. "O número de jovens que se inscrevem no Enem vem crescendo a cada ano, no ano passado, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos. Quem estuda constrói o caminho do conhecimento, e isso é bom para o jovem e é estratégico para o país", disse.
Com o resultado do Enem, os estudantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas universidades públicas federais e nos institutos federais de educação tecnológica; a nota do Enem também é adotada como critério de seleção para o Programa Universidade Para todos (ProUni), para ter acesso ao nosso programa de bolsas de estudo nas universidades privadas; o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que garante crédito em condições facilitadas para o jovem estudar em universidades privadas; pelo Programa Ciência Sem Fronteiras os estudantes com bom resultado no exame podem estudar nas melhores universidades do mundo. A nota do Enem, desde 2013, também pode ser usada conseguir vaga nos cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico.
O prazo de inscrição no Enem 2015 começou nesta segunda-feira, 12, e vai até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas nos próximos dias 08 e 09 de novembro em 1.699 cidades de todo o Brasil.

Fonte: http://portal.inep.gov.br

Comentários